construção civil

A construção civil e suas principais tendências, veja:

A construção civil é um setor da economia que anseia por novidades, afinal, precisamos de processos de construção mais econômicos, seguros e sustentáveis..

Inventores e invenções são bem-vindas para este setor, que aqui no Brasil está estagnado no que diz respeito à novas tecnologias e materiais mais modernos.

No entanto, não são apenas essas duas vertentes que terão novas entregas a partir de agora. Afinal, o mundo todo caminha de acordo com algumas tendências. Por exemplo, podemos mencionar 3 grandes tendências para a construção civil. Confira!

1 – Projetos que visam mais sustentabilidade e autonomia

O mercado da construção civil atual, prioriza construções que sigam as determinações do crescimento sustentável.

Ou seja, casas, condomínios e demais empreendimentos equipados com placas fotovoltaicas e recurso para captação de água natural.

Mas, a nível de materiais e insumos, portanto, entre algumas ações que visam a sustentabilidade, temos o uso de produtos inovadores, como:

  • Recicláveis no concreto;
  • O bioplástico;
  • A hidrocerâmica;
  • A argamassa polimérica.
2 – Tecnologias para aumentar a segurança no canteiro de obras

Outro setor que apresenta tendências muito positivas no mercado da construção civil, refere-se ao uso de sensores.

Esses mecanismos podem ser acoplados em uniformes, capacetes e máquinas, visando, portanto, garantir ampla segurança a operários que atuam especialmente em canteiros mais complexos.

3 – Softwares ricos e altamente tecnológicos

Projetos já não se restringem ao uso do CAD, ou seja, novas tecnologias, como, por exemplo, BIM, viabilizam o desenvolvimento de projetos por múltiplos profissionais. Do mesmo modo, orçamentos e programações utilizam esse recurso que ainda possibilita dimensões em 5D aos usuários.

Além disso, robôs, altamente eficientes e do mesmo modo drones, passam a assumir responsabilidades para executar tarefas perigosas e inacessíveis. Portanto, agregam a obra, trazendo exatidão e uma vasta relação de informações, jamais possíveis tempos atrás.

Temos que mencionar ainda à RV – Realidade Virtual, como sendo, uma novidade providencial para treinar profissionais em determinadas tecnologias, especialmente aquelas que estão surgindo. Minimizando assim, chances de erros e aumentando a produtividade.

Enfim, essas são 3 grandes campos, cujas tendências servirão para obras mais limpas, seguras, econômicas e sustentáveis acima de tudo!